logo

CORONAVÍRUS

Mato Grosso aplicará multa de R$ 140 em quem não usar máscara em locais públicos

As exigências é para toda e qualquer pessoa que for circular ao deixar sua residência, seja na rua, no comércio ou no local de trabalho, a partir do dia 1º de maio.


Por Redação com SES-MT

img

Foto: Banco de Imagens Freepik

O Governo do Estado já encaminhou para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os cidadãos, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).


A obrigatoriedade já estava contida no Decreto 437, para a utilização dentro de empresas públicas e privadas. Contudo, agora, o Governo estende as exigências para toda e qualquer pessoa que for circular ao deixar sua residência, seja na rua, no comércio ou no local de trabalho, a partir do dia 1º de maio.


Além disso, o projeto de lei prevê a aplicação de multa no valor de R$ 140, além da apuração de ilícitos criminais que possam ter sido praticados por pessoas físicas ou representantes legais da pessoa jurídica decorrentes de infração à medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal) e de desobediência (art. 330 do Código Penal).


“Não queremos autuar ninguém, por isso estão sendo previstas essas semanas de adaptação, para que todos os cidadãos e empresas providenciem máscaras. Até lá, continuaremos com as ações de fiscalização e conscientização”, destacou o governador Mauro Mendes.


De acordo com Mendes, o objetivo é reduzir a circulação do vírus e com isso o impacto que a pandemia causa na saúde das pessoas e também na economia.


Fiscalização

O projeto de lei estabelece que a competência para fiscalizar o cumprimento da obrigatoriedade será do Procon e dos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal, além da Polícia Militar.


Todo o recurso que for arrecadado com o pagamento das multas, caso a população não respeite a lei, será destinado para o enfrentamento da Covid-19.


Campanha

No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha “Eu cuido de você, você cuida de mim”, com o objetivo de que todas as pessoas se protejam utilizando as máscaras. A campanha se baseia em recomendação de especialistas e do Ministério da Saúde. Quando um cidadão utiliza uma máscara mesmo sem sintomas da Covid-19, se ele estiver contaminado e for um caso assintomático, ele deixa de transmitir para outras pessoas, pois as gotículas de saliva ficam retidas na máscara.


FISCALIZAÇÃO

TCE aponta indícios de sobrepreço e suspende licitação de R$ 257 milhões para usinas solares de consórcio

Tribunal identificou possível sobrepreço, redução da competitividade e dúvidas sobre a necessidade da contratação em municípios do oeste de Mato Grosso.


SUSPENSÃO IMEDIATA

TCE suspende pregão de R$ 22,5 milhões para medicamentos em Porto Esperidião

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão imediata de um pregão eletrônico de R$ 22,5 milhões da Prefeitura de Porto Esperidião destinado à compra de medicamentos, insumos hospitalares e manutenção de equipamentos da rede municipal de saúde. A decisão, publicada na noite desta segunda-feira (22), atinge diretamente a gestão do prefeito Odirlei Faria (PSDB), que terá...


MATO GROSSO

Em meio à recuperação judicial, fábrica de laticínios fecha as portas na Região Oeste

Unidade em São José dos Quatro Marcos encerra atividades após crise financeira, deixando dívidas com funcionários e produtores de leite.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.